
Eu, em minhas andanças pela proteção animal, vi muita crueldade. E vi muitas situações em que as pessoas abandonavam seus animais, ou mesmo os matavam, porque não tinham dinheiro para pagar seus tratamentos veterinários.
Aprendi com a Bebel que quem não tem para si, não pode ter bicho. Essa é a grande verdade. Se o cara ganha 500 reais por mês e tem 3 cachorros em casa, enquanto tudo está bem, vai levando. Compra ração de má qualidade ou oferece restos de comida para seu melhor amigo. Mas não deixa de beber a sua cervejinha, ou fumar seu cigarrinho... Vacina quando tem campanha, medica com querosene, licor de cacau, chá de alho e sabe-se lá mais o quê.
Quando algo de ruim acontece, como vai fazer para tratar o animal? Não vai... e esse é o grande problema. A pessoa pode ter a melhor das intenções quando adota um animal, mas quem adota tem OBRIGAÇÃO de dar a ele amor, carinho, espaço compatível com o seu tamanho, alimentação adequada e assistência veterinária. E isso é o mínimo.
Vejam esta foto. Imagino que a coitada da cadelinha foi assassinada porque tinha um tumor. Aí pergunto... e se a mãe do filho da puta que fez isso tivesse a espinhela caída, ou alguma dessas doenças de pobre? O cara ia matar ela também? Enforvar numa árvore?
Minha cachorrinha morreu na semana passada. E ainda assim o veterinário custou mais de 1200 reais. Ela teve tudo o que precisava, fez todos os exames, tomou todas as medicações, ficou internada... e mesmo assim, infelizmente, não resistiu. Imaginem se fosse a cachorrinha do mendigo, por quanto sofrimento teria passado?
É para se pensar...
Abraços a todos!
Comentários