
Acho um absurdo ter "gatonet" em casa.
Hoje, virou lugar comum ouvir as pessoas dizendo que tem tv a cabo pirata em casa, com todos os canais liberados. A alegação delas é a seguinte: a NET cobra muito caro. Então, pensando em outras opções de produtos e serviços, adotando os mesmos critérios utilizados para avaliar se o valor cobrado é justo, façamos as seguintes comparações:
CARRO LEGAL X CARRO PIRATA
Comprar um carro é caro. Têm-se que pagar a entrada, as parcelas (ou comprar à vista), o IPVA, o seguro, fazer a manutenção correta, pagar as eventuais multas... Por que não comprar um carro piratão, sem documentos, não pagar nada e ainda achar graça de quem paga? O brasileiro tem essa mentalidade. Não tem é coragem de fazer, mas com certeza existem muitos automóveis nessas condições rodando por aí.
FOTO LEGAL X FOTO PIRATA
Eu sou designer. Todos os dias compro fotos em bancos de imagens para ilustrar meus projetos. Poderia roubá-las, usando o Google Images como método de pesquisa e alterando-as no Photoshop. Por que não faço isso? Porque sou fotógrafo, e acho muito escroto o cara ir lá e pegar uma foto minha para ilustrar uma matéria de revista, de jornal, um site... e fazem isso o tempo todo. Por que economizar 20, 30 reais com uma foto, em um trabalho pelo qual ganho milhares de reais? Não faz sentido...
CD LEGAL X CD PIRATA
Eu até acho que nenhum de nós procede bem quando faz o download de músicas na Internet e não paga os direitos autorais dos autores. Não deveria ser fácil. No mundo ideal as pessoas deveriam ir ai iTunes ou a outro centro de venda de músicas e adquirir suas cópias, como faziam antigamente, comprando LPs de vinil e gravando fitas cassete. Óbvio que o disco era emprestado mil vezes para os amigos, mas a venda dos originais representava uma bela grana para os artistas. Eu tenho mais de 1000 CDs originais, e nenhum de camelô. Não, não sou o cara mais honesto do mundo, mas também não sou o mais otário. Quando você compra um CD no camelô, está fazendo girar um negócio de milhões de reais, e não "ajudando" o coitadinho do garoto que fica gritando na rua.
PRODUTOS MAIS BARATOS DE AMBULANTES
Quando você compra um chocolate Nestlé por 6, 7 reais no supermercado, está pagando por um produto com procedência assegurada, pagando impostos, garantindo o emprego dos milhares de trabalhadores que trabalham nas fábricas... Já quando "pega" uma destas promoções, na barraquinha da esquina, de 3 chocolates por 5 reais, pode ter a certeza de que assaltaram o caminhão de entregas. E podem até ter matado o motorista. Conheço uma ou duas pessoas que se acham espertas e compram salaminho, queijos, coisas deste tipo de carinhas que os roubam no supermercado. Você gostaria que assaltassem sua casa e saíssem vendendo suas coisas na rua?
Pois é, voltando à GATONET. Por que o cara que ganha um salário mínimo precisa ter NET em casa? Por que não pode se contentar com aquilo que pode pagar? Por que não vê televisão analógica, ou mesmo digital, com sinal gratuito? Porque quer ter coisas que não pode ter. Tenho pena daquele que não come direito, que não pode se alimentar bem, e nem dar saúde, alimentação e educação para o filho porque o dinheiro não dá.
Não tenho pena do motorista que não tem carro, e nem do trabalhador rural que não tem terras.
Eu pago R$ 300,00 por mês de NET. Se não pudesse, não pagaria. Veria televisão comum, ou talvez não visse nada, porque acho a TV aberta uma bosta. Mas aí é gosto pessoal, não conta pontos nesta conversa.
Não tenho pena do cheirador que está sem dinheiro para cheirar, e nem do pedreiro que toma 10 cervejas depois do trabalho e não leva o filho no dentista. E nem do camelô que é preso com 200 barras de chocolate roubado e leva umas porradas da Guarda Municipal. E nem do assaltante que é morto porque, tadinho, estava roubando uma camisa do Brasil porque não podia comprar.
Cada um tem que viver como pode, e trabalhar muito para conquistar tudo o que deseja, dar um passo a cada dia. É isso que vou ensinar para o meu filho.
Aliás, vou encerrar o papo aqui, porque tenho que cantar para ele dormir... "Nós temos o mundo inteiro em nosso quintal... Somos os Backyardigans..."
É isso!
Comentários