DESIGNER TEM QUE TER SACO!


De vez em quando eu paro para pensar na vida... Normalmente andando na rua, seis e pouco da manhã, empurrando o carrinho do Gabriel e levando-o para ver o quão privilegiado ele é, de poder sair de casa e ver árvores, bichos diferentes, um céu azul sem a ameaça de prédios ao redor, vacas... sim, muitas vacas, com seus bezerrinhos pulando... e aquele cheiro delicioso de cocô de vaca...

Hoje foi um destes dias e, por algum motivo, pensei na minha antiga vida. Acho que pensei porque encontrei o Jorge, antigo parceiro de tenis no prédio de meu ex-sogro. Um cara legal, que contava piadas, andava de moto, aproveitava a vida... e que, talvez em um rompante de liberdade como o meu, saiu lá daquela merda e foi morar em uma casa no Recreio.

Têm-se que aprender a viver, mais cedo ou mais tarde. Eu, que sempre gostei do cheiro da terra, escolhi para criar meu filho um bairro tranquilo... mas isso agora não vem muito ao caso. O fato é que eu estava passando em frente a um sítio de muros altos, com palmeiras imperiais, e lembrei do trabalho que fiz na sexta à noite. Fotografei uma linha de doces finos, para uma empresa chamada DONA LOLA. Fiz a marca, o site, as fotos e todo o resto da programação visual. Foi um trabalho prazeroso. Recebi o que era justo, e tudo transcorreu na mais perfeita ordem.

Mas nem sempre é assim que acontece!

Não sei por que cargas d'água lembrei disso, mas como tem cliente muquirana neste mundo.

Tem aqueles cara que falam: "_Você vai cobrar 9 mil por um site? Está de sacanagem? Tem gente que faz por 1500!!!"

É cara, tem gente que faz. Faz com ele!

"_Mas a sua empresa foi muito bem recomendada, por um de meus melhores amigos, e eu gostaria de fazer com você!!"

Então pague o preço da competência. Veja meu site. Veja para quem costumo trabalhar... Você prefere que seu projeto, que representa a alma de sua empresa, seja desenvolvida por um cara que tem emprego fixo e faz seu projeto nas horas vagas, ou por alguém que sabe realmente o que está fazendo? Eu vou entregar no prazo. Já vi muitos caras de 1500 desistirem no meio, e não por má vontade, mas por falta de competência mesmo. Vi empresas fecharem por não atingirem seus objetivos comerciais por conta de um site ruim.

"_Nossa, você fez o site de vendas do Giraffas? Caraca, sempre peço comida por ele na hora do almoço... E sempre elogio as cores, a facilidade... Quantas pessoas tem na sua equipe? Onde é seu escritório?"

Minha equipe tem eu, o Luciano e o Boiteux. Eu trabalho sozinho! Detesto sócios!

"_Ah tá. E onde é seu escritório?"

_No terceiro andar da minha casa. Meu escritório é lá. Preciso de um lápis, algumas folhas de papel e dois Macs para fazer o seu projeto!

"_Se você é bom mesmo, desenhe aqui meu site, agora!"

_Me dê um lápis e um papel. Aqui é a sua área de trabalho. O resto do papel é ocupado pelo browser, que é seu navegador de internet. Aqui entra a sua marca. Será alinhada à esquerda, em primeira leitura. Aqui do outro lado entra seu endereço, com o telefone em destaque, como pediu. Logo abaixo colocarei um expositor de fotos, com um efeito de passagem entre elas. Será em CSS apenas, para que seu site seja perfeitamente visível neste iPhone que você carrega. Logo abaixo teremos o menu, com as seções que você desejar. Os botões terão um efeito na passagem do mouse, que chamamos de mouseover. Todo o site será dinâmico, ou seja, você poderá atualizar à vontade, sem ter que me pagar para fazer isso.

"_E como eu mexo no tamanho das fotos, para ficar bonitinho?"

_Não mexe, o sistema vai automaticamente dimensionar as imagens, para entrarem em todos os locais onde colocarei fotos, salvando-as nas resoluções necessárias. Vamos continuar... Aqui, abaixo do menu, você terá um display mostrando as marcas de seus clientes, um sistema de publicação de notícias com pesquisa específica, uma área de destaque para NOVIDADES, os comentários dos clientes que gostaram de seus produtos; e por aí vai. Aqui, clicando neste botão, os internautas poderão conhecer as vagas que a empresa oferece e preencher o formulário para enviar seus currículos. Colocando o e-mail aqui, assinam a newsletter ou, se preferirem, têm acesso ao RSS. Você sabe o que é RSS?

"_Não!"

_Se fecharmos, eu te explico!

_Vamos lá. Existe uma coisa que se chama SEO. Através de um conjunto de instruções, vou classificar seu site nos sistemas de busca como o Google, e oferecer ao internautas uma série de informações relevantes sobre a sua empresa. Continuemos (e eu desenhando no papel do cara)... Aqui embaixo, temos o rodapé do site, onde colocaremos o Copyright e a seguinte frase: PROJETO - LM DESIGN.

_E terminamos.

"_Estou quase convencido! Me mostre outros sites que você já fez..."

_Em que área de atividade?

"_Sei lá, uma coisa diferente... Vinhos por exemplo. Já fez alguma coisa sobre vinhos?"

_ www.winefiner.com.br

"_É aquele bagulhinho que está anunciado em tudo o que é lugar, que teve página inteira no jornal?"

_Sim, é ele mesmo!

"_Me convenceu. Dá para fazer o site por 8?"

_Se pagar à vista, hoje, eu faço e te entrego daqui a uma semana!

"_E como vou saber que você não vai fugir com o dinheiro?"

_Não há como saber. A relação entre um designer e seu cliente precisa estar baseada na confiança. Pergunte ao seu melhor amigo, que me indicou, se eu fugi com o dinheiro dele...

"_Você tem razão. Se importa de eu pagar em dinheiro?"

_Não, não me importo!


Assim é a vida que eu levo. Tenho que provar minha capacidade dia a dia. Tenho que criar ali na hora, e, através de papel e lápis, provar que o meu preço é compatível com minha capacidade profissional. E depois de todo este esforço mental, volto para casa, trazendo o "pão nosso de cada dia", ainda com disposição para botar o meu neném no carrinho e caminhar pelos caminhos da roça, conversando com ele e dizendo-lhe o quão inspiradora é a vida de pai, e o quanto ter mudado de vida foi importante para a minha felicidade e, consequentemente, a minha capacidade criativa.

Todo o estresse do dia a dia vai embora quando vejo um mico, um esquilo, o sorriso desdentado do Gabriel...

Abraços a todos!

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