É o que eu digo sobre ser RADICAL.
O vegano, salvo raras exceções (talvez você, amigo(a), se inclua aqui) - que em uma sociedade como a nossa é um ser totalmente hipócrita - não aceita que as outras pessoas sejam diferentes dele.
A opção do vegano com relação à proteção animal é não comer animais e, em tese, não usar produtos de origem animal. Legal. É um modo de vida.
A minha opção é conscientizar as pessoas com relação aos maus tratos. Já foi, durante uns 24 anos, ser ativista e fazer resgate nas ruas (mais de 300 animais adotados), além de ter me voluntariado em uns 4 ou 5 abrigos para animais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos abrigados.
Eu te pergunto: todos os seus amigos e companheiros de trabalho são veganos? Você manda estas mensagens para todos eles? Tem coragem de mandar para o seu chefe, que promove churrascos nos fins de semana?
Qual a sua religião? Católico? O que tem a dizer sobre a Inquisição. E a posição política? É de esquerda e têm amigos ou parentes que seqüestraram embaixadores e assaltaram bancos; ou de direita, simpatizante dos militares torturadores? Espírita? Abate animais nos rituais?
É importante perguntar também se é vegano hoje, mas comeu carne a vida inteira, ou se foi criado vegano, como muitos que conheço. Também é importante saber se só consome vegetais orgânicos, se não usa couro e outros derivados de animais DE VERDADE ou apenas gosta de fazer figurinhas idiotas para colar no Facebook?
Eu acredito na missão de ALGUNS VEGANOS, não de todos.
Também é importante salientar que nem sempre deixar de explorar animais é bom para eles (não para a espécie, mas para o indivíduo). O que você acha que vai acontecer se de uma hora para outra as pessoas deixarem de comer animais? Eles serão livre e felizes? Ou massacrados para dar lugar às plantações ou a outro tipo de atividade lucrativa?
O que aconteceu com os burros no Nordeste? Eles deixaram de seu usados como tração porque, recebendo o Bolsa Família (entre outros benefícios), as pessoas começaram a comprar motos. Os animais foram abandonados nas estradas e, ou são mortos ou capturados pelas Prefeituras, que até cogitam abatê-los para servir de alimento aos presidiários.
Vegano que agride os outros não pode usar celular, pois as baterias acabam descartadas na natureza. Não pode usar, obviamente, bolsas, sapatos e cintos de couro, pois a origem é a mesma da carne que faço churrasco. Não pode comprar ingressos para a Copa do Mundo, pois os cães e gatos de rua estão sendo dizimados. Também não pode dirigir carros à explosão, apenas os elétricos, que não prejudicam a natureza. E, importante, não pode consumir plásticos e derivados, que demoram centenas de anos para se decompor.
De nada adianta o VEGANO RADICAL ir ao supermercado e comprar arroz produzido em larga escala, ou moranguinhos vermelhinhos, ou ainda aquelas maçãs bonitas, sem um amassadinho. Praticamente tudo o que é vegetal é advindo de plantações comerciais, que fazem uso de defensivos agrícolas para aumentar e garantir a produção. Esses defensivos têm destino final nos cursos d'água, prejudicando animais e pessoas. É importante seguir os conceitos de permacultura (método holístico para a produção de hortifrutis) e agrofloresta (reunião de culturas agrícolas e culturas florestais, em sistema consorciado).
Vegano que agride os outros precisa prestar atenção nos produtos de higiene pessoal e limpeza, para ter a certeza de que não são testados em animais. Não adianta não comer coelho e limpar os pavilhões auriculares com Cotonetes Johnson's.
Também não adianta ir à farmácia e comprar qualquer remédio receitado pelo médico, sem saber se para ser desenvolvido, foi testado em animais.
E o mais importante: se tem cachorros ou gatos em casa, precisa alimentá-los com comida caseira, oriunda da sua horta particular, orgânica, pois a imensa maioria das rações utiliza produtos de origem animal, como pintinhos machos moídos ainda vivos. Obviamente também não irá dormir com travesseiros de pluma, camisolas ou pijamas de seda e cuidará para não exagerar com consumismos que também, mesmo que indiretamente, geram degradação/negação aos animais. Não usará jóias de pérolas, marfim, adornos de penas etc.
O vegano também não pode levar seu filho ao zoológico, a parques aquáticos com shows de animais, a grandes aquários artificiais, a shows com animais e nem à Disney para conhecer o Mickey e ver as baleias e golfinhos escravizados, vivendo em uma piscina ridiculamente pequena.
Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas (fonte: Wikipedia).
Se você é um vegano que segue todos estes preceitos, PARABÉNS, me deixou de queixo caído. Já se você é um VEGANO DE CALÇA JEANS, cuja tinta é testada nos olhos dos animais, vá para a puta que o pariu e não encha o saco das pessoas normais que, à sua maneira, ajudam os animais.
Quero ver se a sua mãe ficar doente, ou o seu filho, se você não irá esquecer tudo o que pregou e levá-los a um hospital, que concentra tudo o que não se deve fazer em relação aos animais.
Um bom domingo para vocês, não hipócritas!
Se cada um fizesse, pelo menos uma vez na vida, a sua parte, talvez vivêssemos em um mundo melhor, mais saudável, com menos sofrimento, menos radicalismo, menos preconceito e mais amor!
Comentários